IPTL_Espaço Diálogo




Espaço Diálogo e IPTL – Instituto Profissional dos Transportes e Logistica da Madeira UTILIZAM novas tecnologias de apoio à gestão, o software FORINSIA


As entidades formadoras da Madeira, Espaço Dialogo e IPTL, investiram nas novas tecnologias de informação e comunicação para apoiar a sua gestão. A INSIA forneceu o serviço de implementação, consultoria e formação para activar as tecnologias de apoio ao sistema de informação de gestão administrativa, financeira, marketing e publicidade. Foram activados o software FORINSIA e os serviços do Portal INFORMAR.PT.

As preocupações principais que justificaram o investimento estão relacionadas com a eficácia dos processos de negócio e satisfação do cliente. Nesta fase, foram já atingidos os principais objectivos:

• Diminuição de tarefas e tempo gasto pelos recursos humanos;
• Economia de papel e custos de impressão;
• Supressão de erros de falhas de inserção de dados;
• Fácil acesso à informação para formandos e formadores;
• Segurança de dados para recuperação;

 

Para o ano que se segue, há uma aposta na melhoria contínua nos procedimentos através de uma melhor e mais completa utilização das funcionalidades disponíveis. Estão planeados igualmente un conjunto de novas funcionalidades ajustadas à medida da realidade das 2 entidades formadoras para aumentar a eficácia do sistema e para um maior retorno do investimento. As equipas de consultores e de desenvolvimento da INSIA estão empenhadas em responder a estes desafios de melhoria contínua dos seus clientes.

"Neste primeiro ano de utilização, o FORINSIA permitiu-nos reduzir o consumo de papel, pois já não necessitamos de imprimir uma hora de aula por folha, agora é possível imprimirmos 5 de uma só vez. Também conseguimos uma diminuição das tarefas e tempo gasto pelos nossos recursos humanos, visto que as sessões demoram menos tempo a criar. Estamos a permitir aos formadores um fácil acesso a documentos colocados na plataforma por alunos e vice-versa. Outra das vantagens da plataforma é que se, porventura, forem perdidas informações acerca dos cursos, dos alunos e dos formadores esta dá-nos uma segurança na recuperação dos dados.", sublinha Débora Fernandes, Coordenadora de Formação do ED e IPTL

IPTL - Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira

O IPTL é uma Escola Profissional devidamente reconhecida pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, bem como, ao nível da Formação Profissional, pela Direcção Regional de Qualificação Profissional.

 

Missão

Apesar de actuar noutras áreas, o seu foco de intervenção centra-se na Logística e Transportes, domínios onde reúne competências e experiência acumulada. Factores que são fundamentais para uma efectiva promoção das qualificações profissionais dos activos daqueles sectores.

Actualmente, o IPTL proporciona ensino e formação profissional a cerca de duas centenas de jovens, que se distribuem pelos seus Cursos Profissionais e de Educação e Formação. Paralelamente, dispõe de oferta formativa regular ou sob consulta, atendendo à especificidade de algumas acções.

A Espaço Diálogo - Projectos de Formação, SA (ED) tem como actividade fundamental a prestação de serviços de formação profissional e de consultoria, em particular a consultoria na área dos Recursos Humanos onde intervém através de: -diagnósticos de necessidades de formação; concepção e desenvolvimento de projectos de formação adaptados às organizações; recrutamento e selecção de pessoas em função de perfis profissionais específicos;avaliação do impacte da formação no posto de trabalho.

A ED está acreditada pela Direcção Regional de Qualificação Profissional (DRQP) , entidade tutelada pela Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC), o que constitui um requisito obrigatório para poder intervir em projectos formativos financiados por subvenções públicas - nacionais ou comunitárias.

 


Acções do Documento